Atendimento Técnico Especializado

A equipe técnica da Escola Santo Agostinho – ESA conta com uma Psicóloga e uma Psicopedagoga. Elas auxiliam a equipe pedagógica no suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem, ou superdotação, para que tenham condições de aprender e se desenvolver dentro de suas especificidades, respeitando assim suas individualidades.

Confira abaixo os objetivos e ações de cada uma destas nossas profissionais.

Psicóloga

– Avaliar e trabalhar a dificuldade na aprendizagem e sua relação no contexto escolar, no contexto familiar e as estruturas psíquicas da criança;

– Constatar as relações institucionais nos diferentes grupos e contextos;

– Promover situações coletivas e espaços de construção do conhecimento sobre a realidade escolar, e criar experiências com os envolvidos nos processos educacionais, promovendo questionamentos que são discutidos e compartilhados.

– Atendimentos com as crianças para verificar os conflitos vivenciados e os sintomas apresentados;

– Atendimento e orientação familiar;

-Atendimentos em grupos;

-Criação de espaços e enquadres para mediar conflitos e possíveis transformações nos processos educacionais;

– Articulação entre os serviços e as políticas públicas para promover e garantir o exercício da cidadania.

Psicopedagoga

– Analisar os fatores que favorecem a aprendizagem;

– Intervir para uma boa aprendizagem;

– Propor e ajudar o desenvolvimento dos projetos favoráveis às mudanças;

– Identificar as dificuldades de aprendizagem;

– Orientar pais e professores sobre as dificuldades de aprendizagem.

– Identificar e trabalhar as dificuldades de aprendizagens dos alunos encaminhados pelas professoras;

-Melhorar a autoestima dos alunos;

-Ajudar os pais e professores a lidarem com as dificuldades de aprendizagem, em casa e na escola;

-Propor mudanças no dia-a-dia a fim de facilitar a aprendizagem em sala de aula;

-Auxiliar os alunos em atendimentos de grupos referente às suas dificuldades.